DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL APRESENTA BALANÇO DE PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO EM 2020.

• Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 14h24
  • Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2020, 14h24

A Prefeitura Municipal de Bragança por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, realizou no final do mês de outubro a sua última entrega de 2020 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Teatro Museu da Marujada, centro da Cidade, concretizando o processo de aquisição dos produtos de agricultores familiares beneficiários fornecedores e distribuídos nas regiões do Emboraí, Campos, Cacoal e Montenegro.
O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Inclusão e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, destinou para o Município de Bragança um recurso de R$ 400 Mil Reais a serem investidos na compra da produção agrícola municipal via Programa de Aquisição de Alimentos (modalidade compra com doação simultânea), na primeira portaria de plano operacional do ano de 2020 para disponibilização de recursos para execução do PAA e que contemplou apenas Bragança dentre os municípios paraenses.
O Programa Beneficiou, este ano, 123 agricultores familiares do município com a compra de mais de 40 variedades dos produtos agrícolas representando, deste modo, uma importante e segura fonte de renda.
Em 2020 o PAA adquiriu aproximadamente 80 Toneladas de produtos oriundos da agricultura familiar, que foram simultaneamente doados as Instituições sócio assistenciais beneficiárias devidamente cadastradas, onde beneficiou mais de 10 mil famílias.
Todas as medidas protetivas de segurança relacionadas ao combate da COVID-19 foram adotadas como o uso de máscaras individual e o uso de álcool em gel, com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra (08/002) e do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN).
O Governo Municipal a frente o Prefeito Raimundo Nonato de Oliveira e a Secretária Municipal de Trabalho e Promoção Social Eliena Ramalho, continuam a busca da renovação do contrato junto ao Governo Federal para o ano de 2021, sempre pensando em cada detalhe, para novos desafios no Social, para todos os Bragantinos.
“É uma ajuda a mais, para nós, produtores, com esse Programa, nossos produtos tem um destino além das feiras, e isso ajuda a evitar o desperdício”, afirmou, Ivanete de Jesus Silva (4 anos no Programa).

ASCOM/SEMTRAPS.